Pagar IPTU 2018 Atrasado

Pagar IPTU 2018 AtrasadoPagar IPTU 2018 Atrasado: Com o início de mais um ano, todas as pessoas começam a se preparar para o pagamento dos impostos e despesas diversas cobradas normalmente nesta época, como IPTU, IPVA, despesas escolares, entre outras.

Neste artigo os proprietários de imóveis urbanos de todo país poderão acompanhar informações sobre como Pagar IPTU 2018 atrasado.

O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o tributo que deve ser pago anualmente pelos contribuintes pela propriedade, posse ou domínio útil de qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana, seja residencial, comercial ou até mesmo terreno sem edificações.

O IPTU é de caráter municipal, ou seja, cada cidade (Prefeitos/Vereadores) é responsável por definir e divulgar anualmente as regras e informações sobre o imposto.

Normalmente todas as informações são divulgadas pelos órgãos responsáveis entre os meses de outubro e dezembro. Entre estas informações está o calendário de vencimentos, que deve ser observado com atenção pelos contribuintes.

É comum que um contribuinte se esqueça de pagar o imposto. Na correria do dia-a-dia e com tantas outras contas a pagar isto realmente pode acontecer.

Como Pagar IPTU 2018 Atrasado?

Caso se esqueça de pagar o IPTU 2018 no prazo estabelecido o contribuinte deve saber que, além de perder direito aos descontos concedidos para pagamento no prazo, sofrerá também a cobrança de multa e de juros sobre os valores atrasados do imposto.

Muitas Prefeituras dão desconto de até 30% para contribuintes que têm um bom histórico de pagamento do imposto.

Além disso, imóveis com muitos anos sem pagamento do imposto podem ser até mesmo tomados e leiloados pelas Administrações Municipais, dependendo da legislação vigente de cada cidade.

Por este motivo é importante sempre manter o imposto em dia, para evitar maiores transtornos.

Os contribuintes que atrasarem o pagamento poderão pagar IPTU 2018 atrasado ou até mesmo realizar uma negociação junto do Órgão/Secretaria Municipal responsável pela cobrança.

Na maioria dos casos é concedida anistia dos juros e multas, ou seja, o contribuinte paga apenas pelo imposto atrasado, sendo perdoado em até 100% dos juros e multas devidos.

Como cada cidade tem uma legislação diferente é importante entrar em contato com a Prefeitura Municipal para obter informações e realizar a negociação.

Acesse no menu lateral o seu Estado e posteriormente a sua cidade e entre em contato para resolver as pendências.