IPTU Porto Alegre 2018 Prefeitura 2 Via

IPTU Porto Alegre 2018 Prefeitura 2 ViaConfira abaixo informações do IPTU Porto Alegre 2018, como reajustes, pagamentos, descontos, isenções e como retirar a 2 via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana da capital do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o ano de 2018 espera-se que o IPTU de Porto Alegre sofra um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, calculado pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Os carnês serão distribuídos pelos Correios nas residências dos contribuintes. Aqueles que não receberem ou invalidarem o carnê poderão retirar uma 2 Via IPTU Porto Alegre 2018 pelo site oficial da Prefeitura, disponível no endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br.

O pagamento do IPTU 2018 poderá ser efetuado à vista, em Cota Única, com 12% de desconto e vencimento previsto para o mês de janeiro. O contribuinte poderá também optar pelo parcelamento, em até dez vezes, entre março e dezembro, porém sem desconto.

O pagamento poderá ser efetuado nas agências bancárias credenciadas. São elas: Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco, Santander, Sicredi e Citibank. As Casas Lotéricas aceitam pagamento de boletos com valor máximo de R$ 1.000,00.

O contribuinte que atrasar o pagamento estará sujeito a uma multa de mora de 2%, se o pagamento for feito até o fim do mês do vencimento, ou 10%, se o pagamento for feito em uma data posterior.

Isenção IPTU Porto Alegre 2018:

A Prefeitura de Porto Alegre do município fornece isenção para os contribuintes que se enquadrarem nos seguintes critérios:

– Deficientes físicos ou mentais, com responsáveis legais reconhecidos como pobres;

– Viúva ou órfão menor sem emancipação, reconhecidos como pobres;

– Aposentados, pensionistas e inativos;

– Titulares de previdência oficial de caráter permanente, com renda igual ou menor que três salários mínimos;

– Proprietários com apenas um imóvel com valor venal de até o milite estabelecido, que seja utilizado somente como residência do contribuinte.

O pedido de isenção poderá ser realizado na Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda. O Requerimento pode ser encontrado no portal eletrônico da Prefeitura do Município de Porto Alegre.