Como Calcular o IPTU 2018

Como Calcular o IPTU 2018Calcular o IPTU 2018: Veja neste artigo como calcular o IPTU 2018 de sua cidade e obtenha demais informações sobre o imposto.

O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o tributo que deve ser pago anualmente pelos contribuintes proprietários de qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana, seja edificado, como casas, lojas, prédios, ou não edificados, como terrenos.

O IPTU é de caráter municipal, ou seja, é função da Administração de cada município (Prefeitura/Câmara de Vereadores) definir e divulgar anualmente as regras sobre o imposto. Entre estas regras está algo muito relacionado ao cálculo do IPTU 2018: as alíquotas adotadas.

Cada município define qual alíquota será aplicada sobre os valores dos imóveis, que resultará no valor do imposto a ser pago. As alíquotas variam também de acordo com as características dos imóveis (residenciais, comerciais, terrenos), sobre seus valores (alíquotas por faixas de valor venal) e pela localização do imóvel na cidade.

Portanto, para calcular o IPTU 2018 do seu imóvel, será preciso primeiramente saber a alíquota correspondente estabelecida pela legislação do seu município.

Esta alíquota incidirá sobre o valor do imóvel que consta na PVG – Planta de Valores Genéricos da cidade, que nada mais e do que um estudo com os valores venais (valores de mercado) de cada um dos imóveis urbanos do município.

A Planta na maioria das cidades do país não é atualizada há muitos anos e o imposto é apenas reajustado de acordo com o acúmulo da inflação todos os anos, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Como Calcular o IPTU 2018 – Simulação:

Como cada cidade tem uma legislação diferente, abaixo faremos uma simulação para que os contribuintes entendam como é realizado o cálculo do IPTU 2018.

Em uma cidade onde a alíquota aplicada para imóveis residenciais com valor de até 250.000 é de 0,5%, o imóvel, caso valha exatamente os 250.000, terá o seguinte cálculo (Multiplicar a alíquota pelo valor do imóvel):

  • 0,5% x 250.000 = R$ 1.250,00.

Este será o valor que deverá ser pago pelo contribuinte. O IPTU pode ser pago à vista com desconto na maioria dos municípios do Brasil, ou ainda ser parcelado em até doze vezes, dependendo das regras adotadas por cada cidade.

Acesse no menu à direita, procure seu Estado e posteriormente busque por sua cidade e obtenha esta e todas as informações do IPTU 2018.